sábado, 12 de março de 2011

Pequena brincadeira, maior conhecimento!

Rapidamente divida as seguintas afirmações em verdadeiras e falsas.


1. Para mudar a forma como as pessoas agem, primeiro é necessário mudar as suas atitudes.
2. Quanto maior for a recompensa por desempenharmos uma actividade aborrecida, mais prazer teremos em realizá-la.
3. Quando se comparam com outras pessoas que possuem características socialmente desejáveis (ex. atractividade), a maior parte das pessoas classificam-se "abaixo da média".
4. A maior parte das pessoas desobedecerá a uma pessoa numa "posição de autoridade" que lhe ordena que magoe um estranho.
5. Num debate, é sempre vantajoso sermos a última pessoa a falar, em vez de sermos a primeira (queremos sempre a última palavra).
6. No "jogo da corda", as pessoas têm tendência para se esforçarem mais quando fazem parte de uma equipa do que quando estão a puxar a corda sozinhas.
7. Geralmente os grupos tomam decisões mais moderadas do que um indivíduo isolado.
8. Os opostos atraem-se.
9. A distância aumenta o amor.
10. É menos provável as pessoas ajudarem outra pessoa quando estão sozinhas do que quando há um grupo à sua volta.
11. Se pegarmos num bebé sempre que ele chora, ele aumentará a frequência com que chora, para ser pegado ao colo outra vez.
12. As crianças que são criadas numa família com pais homossexuais têm mais probabilidade de se tornarem elas próprias homossexuais.

Todas as respostas foram estabelecidas através de investigações controladas, maioritariamente no campo da Psicologia social, e ao contrário do que grande parte das pessoas pode pensar, estas afirmações são todas FALSAS. Por isso, são chamadas de contra – intuitivos (intuitivamente, podíamos não estar à espera). A variedade de respostas depende assim do senso comum, de cada pessoa.
Se alguém desejar, publicaremos posteriormente a explicação, de cada afirmação, para que esta se torne falsa.

Sem comentários:

Enviar um comentário